O PAPEL, A TINTA E O TEMPO

A árvore de livros é a maior plataforma de leitura digital no país, tem como objetivo dar apoio pedagógico às escolas e aos professores. Segundo dados de seu site mais de 100.000 alunos foram impactados pelo projeto. 700 escolas já experimentaram e mais de 268.000 livros foram acessados.

São números que impressionam e mostram que a leitura digital, junto aos suportes impressos, vai se transformando numa ferramenta importante para a criação do hábito da leitura. Além da rapidez de acesso aos conteúdos, traz como inovação a condição de interações com o texto, quebrando paradigmas da rigidez textual.

Para os autores independentes os e-books são verdadeiramente um importante meio de publicação e divulgação de suas obras. Vários fatores atuam neste contexto: a internet passa a funcionar como vetor de logística com sua potencialidade de armazenamento, distribuição e venda de produtos, como também a redução do custo para a sua confecção, se torna fator predominante, já que não existe impressão e consumo do papel.

Atualmente vários jornais, revistas e Diários Oficiais já aboliram o modo impresso, mostrando uma tendência de mercado. Ainda há uma resistência normal para o consumo do modo digital. O livro de papel e tinta, posto que faz parte do nosso cotidiano por todo este tempo – fazendo parte de nossa cultura - seduz com o cheiro, volume e seu armazenamento nas estantes, sem esquecer que ainda muitas vezes dorme ao nosso lado na cabeceira da cama.

Vale ressaltar outros benefícios do modo digital como: custo mais baixo para a compra de livros, o armazenamento em suportes tecnológicos (um smartphone pode armazenar mais de 1000 obras), o que traz maior capacidade de acesso às obras literárias e também diminuição do espaço físico para sua guarda. O modo instantâneo de recebimento da compra, é um item importante para a escolha desta modalidade, já que independe dos correios ou de transportadoras para as entregas.

Devemos supor um convívio harmônico entre estes dois modos de publicação e leitura em prol do crescimento do hábito de ler, que muitas vezes só não evoluiu por questões de acesso e aos aspectos financeiros. Hoje a grande maioria das pessoas carregam consigo um smartphone, basta só qualificar de alguma forma os conteúdos que se carrega neles, para fazermos a transformação das sociedades.

0 visualização

PERGUNTAS?

DESEJA UM ORÇAMENTO? QUEREMOS AJUDAR

  • Facebook
  • Instagram

Tel: (81) 98539-9015

Endereço: Rua Desembargador João Paes, 446 - Boa Viagem, Recife

CNPJ: 19.096.597/0001-48

© 2023 por Frederico Spencer.

Tel: (81) 98539-9015